A crise e o mercado empresarial e de empregos

Olá!

A palavra que mais ouvimos ultimamente é crise. Realmente não está fácil para as empresas, não está fácil para os trabalhadores, não está fácil para os consumidores.
Porém neste momento é que sobrevive somente os melhores.

Não podemos deixar nos influenciar pelos outros, pela mídia, pelo vizinho, pela empresa concorrente. Temos que ser sensatos em analisar individualmente a situação de cada um.

Como pessoa física tenho evoluído? Tem feito cursos de capacitação? Tenho me empenhado? Mostrei ao meu chefe a minha nova capacidade?

Como empresa, tenho investido? Tenho capacitado os colaboradores? Tenho investido em marketing? Tenho investido em um software de gestão?

É fato que hoje trabalhamos 2 a 3 vezes mais do que antigamente, com a mesma rentabilidade ou o pior, as vezes até menos. Porém devemos lembrar que depois de toda a tempestade vem a bonança. Se veio crise para você, também veio crise para seus concorrentes. A diferença esta em você. Acredite no seu potencial, acredite no potencial da sua empresa.

Uma história que queremos compartilhar neste momento é a de um pequeno empreendedor de cachorro quente. De autor desconhecido, mas de conteúdo muito atual, vale a pena ler sobre esta estória (ou história).

“Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia os melhores cachorros-quentes da região.

Preocupava-se com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava.

As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e as melhores salsichas. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender a grande quantidade de fregueses.

O negócio prosperava… Os seus cachorros-quentes eram os melhores!

Com o dinheiro que ganhou conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O garoto cresceu e foi estudar economia em uma das melhores faculdades do país.

Finalmente o filho já formado voltou para casa, e notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo cachorros-quentes feitos com os melhores ingredientes e gastando dinheiro em cartazes. Assim, teve uma séria conversa com o pai:

– Pai, não ouve rádio? Não vê televisão? Não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Temos que economizar!

Depois de ouvir as considerações do filho “doutor”, o pai pensou: Bem, se o meu filho que estudou economia na melhor faculdade, que lê jornais, vê televisão e internet, acha isto, então ele só pode ter razão!

Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, pior).

Começou a comprar salsichas mais baratas (que eram, também, piores). Para economizar, deixou de mandar fazer cartazes para colocar na estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.

Tomadas essas “providências”, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo até chegarem a níveis insuportáveis.

O negócio de cachorros-quentes do homem, que antes gerava recursos… Faliu.

O pai, triste, disse ao filho: – Estavas certo filho, nós estamos no meio de uma grande crise.

E comentou com os amigos, orgulhoso:

– Bendita a hora em que pus o meu filho a estudar economia, ele foi quem me avisou sobre crise…”

(autor desconhecido)

A Realiza Software deseja a você nestes últimos 3 meses do ano, que seja de planejamentos para que no ano seguinte possa colher os frutos que plantou. Este é o momento de reorganização. Conte com nosso software de gestão empresarial para ajudar sua empresa.

Atenciosamente,
realiza software balao

Sistemas para Gestão Empresarial (ERP) para Controle de Vendas, Estoque, Fluxo de Caixa Financeiro, Cobrança Bancária, Emissão de NFe, NFSe e Cupom Fiscal SAT, e muito mais. Saiba mais aqui: www.realizasoftware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: