Na semana passada, falamos sobre receitas. A importância, a diferença entre vendas com recebimentos, que nem sempre uma venda gera uma receita momentânea.

Nesta semana, falaremos sobre despesas. Para se controlar um fluxo de caixa eficiente, temos que lançar corretamente as receitas e também as despesas.

É muito comum quando um consultor é contratado por uma empresa, querer cortar de imediato o cafezinho. Mas será que este cafezinho realmente é necessário ser cortado? Será que ele representa um impacto muito grande perante o faturamento ou até mesmo perante o restante das despesas.

O empresário deve sempre cortar o desperdício e não a despesa. Ora, a despesa é necessária para o funcionamento da empresa. Uma empresa que não tem despesas com pessoal, não tem funcionários e por tanto pode não crescer, pois precisa deles. Uma fábrica que não tem despesas com energia elétrica ou gás, significa que não está produzindo. Porém nestes mesmos casos descritos uma empresa que tem uma folha de pagamento com pessoal subutilizado, por mais que seja apenas um ou dois funcionários, está com muita despesa em folha de pagamento. A mesma coisa na fábrica. Se o forno fica ligado constantemente sem matéria prima ou até pedidos para produzir, está com sua despesa muito alta.

Devemos ter sempre o ponto de equilíbrio na relação receita x despesa. Também é necessário sempre categorizar através do plano de contas. O que significa plano de contas? É a categorização do tipo de despesas, ex. despesas fixas, despesas variáveis, despesas com produção, despesas com marketing, despesas com folha de pagamento, etc.

No RealizaERP, além de desmembrar as despesas por plano de contas, pode-se categorizar por centro de custos. O centro de custos, pode ser as despesas realizadas em determinado projeto, as despesas realizadas em cada unidade da empresa. Ex: Existe o plano de contas folha de pagamento, porém quero separar o que é folha de pagamento da matriz e o que é da filial. Ou tenho despesas de energia elétrica, mas quero saber o que é centro de custos para consumo, do centro de custos para energia elétrica para produção.

Também em nosso software como pode ver na tela a seguir, com apenas 1 clique, o gestor verifica o quanto uma despesa específica representa no total, e assim visualiza facilmente as despesas para as quais deve ter atenção redobrada.

teladosistema1

Entre em contato conosco.

Conheça nossos softwares e comprove.

Espero que tenha gostado das dicas, e até a próxima!

Atenciosamente,
Equipe Realiza Software
contato@realizasoftware.com.br
(19) 3241-8490
http://www.realizasoftware.com.br

Logo pequeno

Anúncios