Como dissemos anteriormente,

O caixa é a força motriz da empresa. Gerenciá-lo de maneira correta é um grande desafio de micro, pequenas e médias empresas.

A sobrevivência de um CNPJ depende de como o empresário controla seu caixa e deve saber que caixa não é a mesma coisa que lucro.

Porém para que a empresa tenha lucros é necessário que sua receita seja maior que a despesa.

Nesta semana falaremos sobre receitas.

Nem sempre uma venda gera receitas de momento.

Tenha cuidado ao lançar uma venda ou serviço que realizou, a qual o pagamento ainda não entrou em seu caixa. Não confunda venda com recebimentos. Assim que fizer uma grande venda, pode trazer uma sensação de aumentar o seu caixa, mas de momento pode ser que nem cubra os gastos que teve para vender tal produto ou executar o serviço.

Se fizer o parcelamento desta venda a seu cliente, não dê entrada no valor total no mês da venda e sim nos meses dos vencimentos. Parece óbvio, mas muitas empresas na euforia de trazer números a empresa, o faz.

Se você vendeu por exemplo, parcelado em cheque ou boleto, saiba também que este recebimento pode não se concretizar por inadimplemento do seu cliente. O ideal é separar o que já é real, ou seja, certo que vai receber, do que pode ser que receba.

Não faça despesas contando com o possível recebimento. Muitas empresas quebram neste momento.

Se o empresário recorrer a um empréstimo bancário, é uma entrada de caixa, porém não é uma receita. As receitas são as entradas provenientes de recursos que ocorrem dentro da empresa, através do meio da atividade fim, ou seja, naquilo que a empresa vende ou presta serviços.

Trabalhe com previsão de caixa, lançando corretamente suas receitas. Trabalhe no mínimo com a previsão de um mês a frente.

Com o RealizaERP você tem uma visão geral do fluxo de caixa, com previsão diária, semanal, mensal, etc.

Categorize

Categorize suas receitas. Categorizando, você saberá que atividade da sua empresa está lhe dando maior receita (atenção, dissemos receita e não lucratividade). Ex: Se possui uma padaria, crie categorias para vendas provenientes de pães, vendas provenientes da parte de mercearia, vendas provenientes da área do café, etc.

Com um relatório gerencial, você saberá o que está lhe dando receitas e com estes dados em mãos, poderá até excluir algum departamento ou linha de produtos que trabalhe e que não gere receitas.

Com o RealizaERP, o administrador do seu negócio, pode enxergar estes dados com apenas 2 cliques.

Entre em contato conosco.

Conheça nossos softwares e comprove. Solicite uma demonstração sem compromisso.

Espero que tenha gostado das dicas, e até a próxima!

Atenciosamente,
Equipe Realiza Software
contato@realizasoftware.com.br
(19) 3241-8490
http://www.realizasoftware.com.br

Logo pequeno

Anúncios